Transformação Digital & Inovação em Foco no DES Madrid 2019

A transformação digital dos negócios está a todo vapor e o Digital Enterprise Show de 2019 comprovou isso. Confira tudo que rolou no evento deste ano (ou quase tudo).

Os números do evento impressionam, 300 empresas expositoras, 450 palestrantes e mais de 20.000 pessoas. Isso sem contar o super complexo de convenções IFEMA em Madrid que é enorme. Bem maior que o São Paulo Expo e o Centro Sul em Floripa.

Ah, e claro, um bando de brasileiros. A maioria com a delegação da missão Digitalks, comandada pelo Flávio Horta (a.k.a Flavião), Gabriela Manzini, Jordi e o Kadu da Click Videos registrando tudo (quero ver esses videos logo, heim!).

Brasileiros da missão Digitalks no DES Madrid 2019
Brasileiros da Missão Digitalks no DES Madrid 2019

Durante os dias 21, 22 e 23 de Maio empresas de todos os tamanhos e dos mais variados segmentos mostraram como estão utilizando as novas tecnologias para crescerem ou se reinventarem.

Internet das coisas (IOT – internet of things), realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, cibersegurança e claro, marketing digital, foram os tópicos abordados durantes os 3 dias do DES Madrid.

Eu não consegui ver muitas palestras mas as poucas que vi foram muito boas e abriram minha mente para alguns pontos que preciso melhorar na Hedgehog Digitsl, minha agência de SEO.

Inovação começa com Processos

Uma delas foi o keynote do Ferran Adrià, um dos melhores chefes do mundo que hoje trabalha como consultor de negócios da Telefônica e mais outras 50 multinacionais.

Para você ter uma ideia ele fechou o elBulli, um restaurante com apenas 3 estrelas Michelin e uma fila de espera de mais 2 anos para criar a elBulli Foundation uma empresa focada em promover a inovação nos negócios.

Em sua palestra intitulada “Digital Titan: Archivo Digital del Sistema de Innovación” falou sobre a importância de se criar um arquivo de inovação para documentar todo o processo evolutivo de uma empresa e como os sistemas de informação e processos são vitais para o crescimento.

“A inovação está mais próxima de arte e é por isso que empresas inovadoras não podem e não devem seguir as regras tradicionais de negócios” – Ferran Adrià

Essa palestra me fez pensar o quanto é importante criar processos e gerar um log de otimizações em um projeto de SEO. Afinal, estamos falando de um ciência não exata baseada na engenharia reversa e muitos, muitos testes.

PMES um Universo de Oportunidades de Negócio

No palco España PYME Digital o foco foram as pequenas e médias empresas (PME ou PYME em Espanhol). Vários palestrantes mostraram como as novas tecnologias estão ajudando PMEs a atingirem seus objetivos de negócio e se aproximarem cada vez mais de seus consumidores.

A palestra que chamou a atenção foi a do Paulo Kendzerski, do Instituto de Transformação Digital. intitulada “Brasil: cómo aprovechar la oportunidad que nos brinda la Transformación Digital”.

Na sua apresentação o Paulo mostrou como seu instituto desenvolveu o “Grau de Maturidade Digital”, métrica que mede o quanto uma empresa está digitalizada. O que não me surpreendeu foi que as PMEs Brasileiras têm um grau baixíssimo de maturidade digital.

Que por outro abriu meus os olhos para uma oportunidade de negócio. SEO para pequenas e médias empresas. Não que eu só faça SEO para grandes empresas, muito pelo contrário. Mas …

Spoiler alert: Vem novidades em serviços de SEO em breve!

Sim, também teve Marketing Digital

No palco Digital Marketing Planet a temática foi marketing digital. Foi lá que passei a maior parte do tempo e vi palestras sobre content, mídia de performance e claro, SEO.

Duas me chamaram muito atenção e nem preciso falar qual foi o tema, né?

A primeira, “Become a master in lead generation with SEO. What’s new in 2019” do Micheal Schwarz da Improove, mais uma dessas agências de SEO de ex-Gloogers que dizem saber como o Google funciona.

Apesar dessa ladainha, a palestra foi bem interessante e mostrou como integrar SEO e CRO para maximizar a geração de leads. Afinal, não é só gerar tráfego orgânico é preciso convertê-lo.

E por último, mas não menos importante, minha palestra. Sim, subi no palco desse evento incrível. Minha terceira palestra internacional, segunda só este ano.

Felipe Bazon palestrando no DES Madrid 2019
Eu palestrando no DES Madrid 2019

Como era de se esperar falei de SEO, mas de uma maneira diferente. Deixei o “téquiniquês” de lado e mostrei como SEO e a intenção de busca compõem a espinha dorsal do marketing digital.

Não entrarei em muitos detalhes sobre minha palestra, mas quem quiser ver como foi é só assistir ao webinar que ministrei para SEMrush.

E foi assim o DES Madrid 2019, o meu primeiro e espero que não o último. Muito obrigado a organização do evneto por me convidar para palestrar em um evento tão renomado.

Mucha Gracias y Hasta Pronto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.