Mudanças nas SERPs Mobile do Google: Mais Visibilidade para Marcas

Favicons, URLs em destaque e claro, resultados pagos ainda menos evidentes. Confira tudo que mudou nas SERPs mobile do Google.

Anunciadas ontem, no blog oficial do buscador, as mudanças na SERP visam criar resultados de pesquisas mais visuais para os resultados em dispositivos móveis.

De acordo com a postagem publicada por Jamie Leach, Senior Interaction Designer de Search, as mudanças tem como objetivo ajudar os usuários a encontrar com mais facilidade o que estão buscando.

Na minha humilde opinião apenas um desculpinha para esconder o motivo real da mudança. Destaque dos resultados pagos ainda menos diferenciáveis dos resultados orgânicos.

Como podem ver na imagem abaixo, os resultados pagos serão identificados apenas por um texto em negrito com palavras Ad ou Anúncio no caso do Brasil.

Comparação entre a serp mobile atual e nova serp com mudanças nos anúncios e snippet orgânico
fonte: https://www.blog.google/products/search/new-design-google-search/

Favicon e Nome da Marca em evidência

Os snippets também sofreram mudanças interessantes. Agora é possível incluir um favicon com o nome da marca exibido ao lado bem no topo do snippet.

As diretrizes para implementação do Favicon podem ser encontradas aqui.

URLs com mais Evidentes

Os URLs também mudaram de lugar e agora são exibidos acima do título, bem ao lado do favicon e nome da marca.

Essa mudanças reforça a importância de utilizar breadcrumbs com marcação semântica para criar um snippet mais organizado.

Imagens em Destaque nos Sitelinks

Uma mudança pouco comentada no artigo foram as imagens no que aparentam ser sitelinks. Reforçando o fato de que as imagens são de suma importância para otimização de determinados tipos de conteúdo.

As mudanças estão em andamento nos resultados de pesquisa dos Estados Unidos e devem chegar ao Brasil nas próximas semanas.

O que achou das mudanças nas SERPs mobile do Google? Compartilhe sua opinião nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.