Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave para Busca Semântica

Aprenda a fazer pesquisa de palavras-chave para busca semântica e eleve o nível da otimização on-page do seu site e de seus clientes.

Uma das primeiras tarefas de um projeto de SEO é a pesquisa de palavras-chave. Até mesmo quando realizamos uma auditoria SEO é importante executar essa importante tarefa.

É por meio dela que iremos definir quais os melhores termos para otimizar as páginas de um site, seja uma página de produto, página institucional ou artigo de blog.

Até um tempo atrás tudo que tínhamos que fazer era abrir uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e buscar por termos relevantes com um alto volume de busca. 

Se música Sr, Tempo Bom do Thaide & Dj Um veio a sua cabeça … você é do meu tempo. Caso não conheça curta ae antes de continuar lendo.

Desde a chegada do Hummingbird em 2013 e do RankBrain em 2015, dois algoritmos focados em aprimorar a análise semântica e contextual das pesquisas realizadas no Google, a pesquisa de palavras-chave deixou de ser apenas sobre volume de busca. 

Atualmente, além do volume de busca, que continua sendo importante, é preciso definir a intenção de busca, termos relacionados, complementares e semanticamente relacionados.

Tudo isso porque o Google deixou de ranquear páginas por “things” e passou a usar “entities”. Em outras palavras, o ranqueamento passou a ser semântico.

Foi-se o tempo de uma palavra para cada página, hoje precisamos utilizar a contextualização semântica para auxiliar o bot a ranquear nossas páginas de acordo com a intenção de busca dos usuários. 

Para isso é preciso utilizar sinônimos, palavras complementares e as famigeradas LSI keywords, palavras semanticamente relacionadas

A seguir explicarei em 4 passos, como fazer pesquisa de palavras-chave para busca semântica e de quebra, como preparar a otimização de uma página.

1. Escolha uma ou mais Ferramentas de Pesquisa de Palavras-chave

Há uma grande variedade de ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas e pagas. Atualmente utilizamos a Keyword Magic Tool e o Keyword Analyser da SEMrush.

Caso não tenham um conta na SEMrush, segue uma listinha de ferramentas gratuitas em ordem qualitativa.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuita

  • Keywords Everywhere
  • Ubersuggest
  • Keyword Planner do Google Ads (funciona melhor caso tenha uma conta ativa)

Como utilizar a Keyword Magic Tool e o Keyword Analyzer para pesquisar por palavras-chave

A interface de ambas as ferramentas é bem intuitiva e super fácil de utilizar. Eu sempre começo com a Keyword Magic Tool e vou selecionando palavras para enviar ao Keyword Analyzer.

Para este exemplo vamos trabalhar com o termo Bombas Submersas. Uma vez que temos um termo base para começar tudo que temos que fazer é inseri-lo na KMT (keyword magic tool) e iniciar a pesquisa.

Tela inicial da ferramenta de pesquisa de palavras-chave keyword magic tool da semrush
SEMrush Keyword Magic Tool

Neste primeiro momento o foco é encontrar termos com maior volume de busca e claro, relevantes para a página que iremos otimizar. Observe que selecionei 5 termos e já os enviei para o keyword analyzer clicando no ícone na frente de cada palavra. 

resultados de pesquisa da keyword magic tool com 4 termos termos destacados em vermelho
Resultados de pesquisa por palavras – Keyword Magic Tool

Em seguida, clique em Related para identificar termos semanticamente relacionados, sinônimos e termos complementares. 

Na minha humilde opinião essa funcionalidade é uma das melhores entre todas a ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Em um clique você obtém uma lista de palavras relacionadas para enriquecer a otimização de uma página.

palavras-chave relacionadas utilizando a função related da keyword magic tool
Related: palavras relacionadas

Para agilizar o processo, ordene por volume de busca. O objetivo aqui ainda é encontrar termos com alto potencial de gerar tráfego. 

Logo de cara alguns termos chamam a atenção. São eles: bomba sapo, bomba para poço, bomba caneta e bomba palito. Todas com um alto volume de pesquisa. 

Excelente. Selecione todas e envie para o Keyword Analyzer. 

tela de resultados de pesquisas da keyword magic tool com o botão do keyword analyser em destaque.
Envie todos as palavras selecionados para o Keyword Analyzer

2. Análise de Página de Resultados de Pesquisa (SERP)

Uma vez que os termos estão definidos é preciso analisar a intenção de pesquisa. Para isso é preciso analisar os resultados de pesquisa para cada termo e aplicar engenharia reversa. 

O quê engenharia? Isso aqui não é Marketing?

don't panic it is organic gif piscando em verde branco

Sim, engenharia reversa, mas calma que não é tão complicado assim. Tudo que temos que fazer é analisar que tipos de resultados são exibidos para cada pesquisa realizada com nossas palavras-chave.

Para mais detalhes sobre intenção de busca e pesquisa de palavras-chave sugiro que leia “Como fazer pesquisa de palavras-chave com base na intenção de pesquisa“. 

Antes de ir para a SERP no KA é possível identificar quais features aparecem para cada palavra. 

tela do keyword analyzer com serp featues em destaque
SERP Features no Keyword Analyze

Analisar SERP features das palavras que pretendemos trabalhar é essencial para entender a intenção de pesquisa e consequentemente aprimorar a otimização da página em questão.

Na SERP de Bomba Submersa aparecem três features:

  1. Shopping que indica que é um termo transacional
  2. Image Pack que indica que os usuários querem ver imagens
  3. Reviews que indica que usuários buscam por avaliações de outros usuários e de quebra ajuda a criar um rich snippet.
resultado de pesquisa para bombas submersas com google shopping, carrossel de imagens e rich snippet em destaque
SERP – Página de Resultado de Pesquisa

Com base na análise dessa SERP, para que nossa página tenha chances de ranquear vamos precisar de boas imagens e avaliações dos usuários.

Repita o processo para todas as palavras e documente os resultados.

3. O Master Spreadsheet de Otimização On-page

O Master Spreadsheet nada mais que uma planilha onde organizamos o processo de otimização on-page. Da pesquisa de palavras-chave até a definição dos titles e meta descriptions para cada página.

Na primeira aba é onde vamos subir as palavras-chave exportadas do KA. Feito isso, é hora de começar as selecionar as principais palavras do projeto. Na Hedgehog, na maioria dos projetos nós trabalhamos com 20 termos e vamos aumentando gradativamente conforme as respectivas páginas são otimizadas.

print de uma planilha utilizada para exportar dados da pesquisa de palavras-chave
Master Spreadsheet de otimização on-page

4. Relacionando Palavras-chave com Páginas

O último passa da pesquisa de palavras-chave é relacionar os termos selecionados com suas respectivas páginas. É neste momento que vamos definir a palavra-chave principal, secundária, complementares e semanticamente relacionadas (LSI keywords).

Todas elas irão compor a otimização da mesma página. No exemplo em questão, vamos utilizar Bombas Submersas, Bombas Palito, Bombas Caneta e Bombas para poços tudo na mesma página.

Há alguns anos uma estratégia comum seria criar uma página para cada termo uma vez que todos têm um alto volume de pesquisa. Entretanto, isso não é a prática mais efetiva por diversos motivos: duplicidade de conteúdo, dissipação de relevância e páginas como pouco conteúdo.

A aba Keyword Planner (kws x pages) foi criada com isso em mente. Relacionar páginas com palavras-chave e organizar todos os termos de forma que fique claro qual priorizar na hora de otimizar a página.

planilha utilizada para relacionar palavras com páginas
Planilha para relacionar palavras-chave para otimizar uma página

Pronto, agora você já tem tudo pronto para o próximo passo, o da Otimização On-page.

Resumão do Bazon

Pesquisar por palavras-chave é muito mais do que identificar apenas o volume de pesquisa. É preciso mapear a intenção da pesquisa, as SERP features e identificar termos semanticamente relacionados e complementares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre “Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave para Busca Semântica”