SEonthebeach 2019: Praia, Sol, Cañas e claro, SEO!

Praia, muito sol, muitas cañas, comida de primeira, palestras de SEO de alto nível e uma desorganização animal (leia organização). Assim foi SEonthebeach en La Manga del Mar menor, Murcia, Espanha.

Não sei nem por onde começar a descrever esse evento de SEO. Sem dúvida, o melhor que já fui. Me desculpe BrightonSEO, você perdeu o primeiro posto.

Faltam adjetivos para descrever esse evento incrível. Foram dois dias de muito sol, com o pé na areia assistindo palestras de níveis intermediário e avançado regadas a muita bebida (foram dois de open bar de cerveja e Gin Tonic) e comida de primeira (de Jamón Serrano à Paellas).

Tudo isso sem contar o networking. Pude rever amigos como Fernando Angulo e Anton Shulke da SEMrush e Mario Jung da ReachX, uma das principais agências de Marketing Digital Alemãs. E calro, fazer novos amigos, conheci SEOs incríveis e a troca de conhecimento foi animal.

O Local: Collados Beach, La Manga, Murcia, Espanha.

Collados beach é um beach club pé na areia que fica no extremo norte de La Manga. Para quem nunca ouviu falar de La Manga, é uma faixa de terra que praticamente isola uma parte do Mar Mediterrâneo e cria o Mar Menor.

mapa de la manga del mar menor com destaque para collados beach
Mapa da Região de La Manga Del Mar Menor em Múrcia na Espanah
foto da praia com todos os participantes do seonthebeach 2019 jogando bolas para cima
Foto de Grupo do SEonthebeach 2019

Imaginem uma conferência onde você assiste as palestras em espreguiçadeiras debaixo do guarda sol com garçons servindo cerveja desde às 10 da manhã. Não, não foi um sonho que tive, isso é SEonthebeach (Joder!!!!!).

As Palestras: Automatização, Search Intent, Link Earning e um tal de Gary

Durante os dois dias de evento tive o prazer de ver palestras do mais alto nível de SEO e claro, algumas fraquinhas também.

A palestra que abriu o evento foi da MJ Cachón, uma SEO que conheci ano passado no Omexpo em Madrid, ela falou sobre como automatizar processos e criar rotinas de monitoramento com o Screaming Frog. Alucinante, aprendi muita coisa nova.

Na sequência Alfonso Moure falou sobre automatização de processos de SEO e Álvaro Peña de um case de SEO com resultados expressivos em apenas 6 meses. Nada de surpreendente e um pouco do clássico jabá.

Pausa para um aperitivo e mais algunas cañas …

Na volta, Iñaki Huerta da El Pozo, um dos principais patrocinadores do evento deu uma aula de automatização de processos de SEO e monitoramento. Confesso que nessa palestra esperava um super jabá mas fiquei impressionado com nível do conteúdo.

Em seguida, um velho conhecido e grande amigo dos eventos da SEMrush, Ricardo Tayar, uma das maiores referência mundiais em CRO. Ele apresentou metodologias de teste A/B, como definir os testes, por quanto tempo roda-los e acima de tudo como fazer tudo isso sem afetar negativamente o SEO.

Pausa para a gincana e almoço. Cabo de guerra, paella, gin tonics e ciesta.

Na volta às 5 da tarde, palestras sobre international SEO, link building e Google Search Console. Todos com um nível muito baixo, infelizmente não consegui absorver nada delas.

Festa de Encerramento do Primeiro Dia

Como era de se esperar, ao final da última palestra do dia às 8 da noite uma festinha até às 23:00 com comida e muita bebida. Detalhe na Espanha nessa época do ano escurece às 10 horas da noite.

Sábado: Mais Palestras e a Silent Party

François Goube da Oncrawl abriu o segundo dia de palestras e falou sobre SEO técnico e como sua ferramenta (Oncrawl) pode auxiliar em várias análises, como por exemplo, análises de log de servidor.

Em seguida, Chuiso deu uma palestra ao estilo Mary Haynes e falou das atualizações na Google Quality Raters Guidelines e E-A-T.

Automatização de relatório foi o tema da palestra do Juan Villa, nessa deu para pegar algumas dicas bem interessantes sobre integrações com Data Studio, APIs e BigQuery. Dicas valiosas para dar mais agilidade na confecção de relatórios.

Após a pausa para o aperitivo ao meio dia, Gianluca Fiorelli falou sobre meu tema favorito atualmente, Search Intent. Apesar de ser o tema das minhas últimas palestra e algo que venho me especializando dia a dia, aprendi algumas cositas que não sabia.

As três últimas palestras foram as melhores do SEonthebeach 2019 (Joder!!!). Primeiro Laura Crimmons deu aquela aula sobre PR (assessoria de imprensa) e conquista de links. Em suma, ela mostrou como criar campanhas criativas de sucesso que atraem links de alta qualidade.

Uma pequena pausa para um rápido aperitivo e para preparar o palco para a estrela do evento. Gary Illyes do Google, ao contrário do seu companheiro John Mueller que não falou nada no BrightonSEO deste ano. Gary compartilhou várias dicas práticas e reforçou outros pontos bem conhecidos.

Primeiro ele falou muito sobre a crescente busca por imagens e deu várias dicas sobre otimização de imagens. Alt text, dados estruturados e contexto continuam sendo essenciais para ajudar o Googlebot a compreender imagens.

Outro ponto de destaque foi sobre Titles e Meta Descriptions, Gary confirmou que ambos continuam sendo muito importantes para os resultados orgânicos.

Para fechar, a famosa seção de perguntas e respostas onde ele foi bombardeado com questões dos mais variados níveis. Das quais ele se saiu muito bem.

Fechando o evento Lisa Myers da Verve Search falou sobre como conquistar links que realmente ajudam a melhorar o posicionamento. Lisa é totalmente contra Guest Blogging, sei disso pois tive uma longa conversa com ela no primeiro dia de evento sobre o tema.

O foco das suas estratégias está na criação de campanhas criativas para dar visibilidade a marca por meio de aparições na mídia que, consequentemente, geram links em sites bem autoritários.

Ela comparte da mesma filosofia que eu sobre as famigeradas métricas de link building. Só que levou isso a outro nível. Ela criou sua própria métrica, o LinkScore, que usa métricas tradicionais associadas a relevância, idioma, localização do link e otras cositas más.

Métricas utilizadas na composição do linkscore
Métricas utilizadas na composição do LinkScore da VerveSearch

Foto do Grupo, Concurso de Camisetas e Silent Party

Conforme o sábado ia chegando ao fim o SEonthebeach 2019 entravam em sua reta final. Como sempre a tradicional foto de grupo e o concurso de camisetas.

Calma, não foi um concurso da garota da camiseta molhada, infelizmente. Esse concurso premia a camiseta mais criativa com a temática de SEO ou Marketing Digital em geral.

Para fechar, a Silent Party, onde todo mundo fica com fones de ouvido e a música fica rolando em 3 canais diferentes com rock, reggaeton e chillout. Tudo isso regado a muito Gin Tonic, Cubas, Cerveja e aperitivos.

Avaliação Final do SEonthebeach 2019

O melhor evento de SEO que já fui nesses meus 12 anos de carreira, sem mais.

A combinação de praia, organização (desorganização) excelente, staff super motivado e educado, comida e bebida de primeira e palestras de alto nível fez com que SEonthebeach subisse para o primeiro da minha lista.

Por ser um evento pequeno os ingressos são limitados, acredito que esse ano foram mais ou menos 450 e não pretendem aumentar muito mais.

Portanto, se está pensando em ir ano que vem fique ligado, assim que abrirem as vendas já compre. Eu deixei para comprar de última e já não tinha mais, se não fosse um grande amigo da Espanha, Iñaki Torvar da Webpositer, eu teria ficado de fora.

Resumido, uma experiência incrível que recomendo para todos os SEOs do Brasil e do mundo.

Eso es SEonthebeach? Si, Joder!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.